terça-feira, abril 03, 2007

Operário em Construção

Todos os que de alguma forma me conhecem já ouviram a expressão "operário em construção". Aos próprios vou tendo ocasião de explicar o que significa, aos outros, deixo-os muitas vezes na corda bamba de imaginarem ao que se aplica. No entanto, acho que é uma ocasião como outra qualquer para o explicar e como tempo livre não me falta...
Esta expressão vem de um poema de Vinicius de Moraes ( aquele do amor que é eterno enquanto dura), e eu utilizo-o para descrever pessoas ( na sua maioria homens, contam-se pelos dedos das mãos as mulheres que se enquandram nesta catagoria), que têm uma série de comportamentos, principios, ideias e aspecto que eu pareço atrair.
O homem operário em construção tem um grande ponto a seu favor. É regra geral muito inteligente, culto e com um sentido de humor mordaz que utiliza a seu favor.
É sedutor por natureza e adora pensar em canções do bandido altamente elaboradas, que muitas vezes funcionam.
Gosta de boa comida, bons vinhos, filmes alternativos do canal 2, artes e regra geral não gosta de futebol. Outro ponto a favor.
Declama poemas nos momentos mais intimos e conhece o melhor pôr-do-sol numa área de 250 km.Género intelectual de esquerda, adora apresentar um estilo neglige, barba por fazer ou apenas um bigode género Sir Francis Drake ( que para quem n sabe era um corsário famoso). Calças de bolsos de lado, onde leva quase sempre um livrinho de capa preta para anotações de último momento, ou anda vestido de preto ( depende se é mais dado ás artes ou ao ambientalismo).
Pode-se pensar que reconhecendo tão bem este modelito, eu não me identifique com ele. Errado.Eu até lhes acho piada, durante umas horas ou dias, enquanto se esforçam tanto para me surpreender que acabam por tornar-se banais.
Mas em verdade devo dizer que estes corações periféricos que regra geral são solteiros aos 37 anos, são deliciosamente encantadores e muitas vezes uma boa terapia para o ego.Acima de tudo dão o gozo de os perceber, dismistificar, compreender e arrumar na prateleira, na maioria das vezes na categoria de amigos meios perdidos.

segunda-feira, abril 02, 2007

Lista de presentes de Páscoa

Quero uma conversa boa!
Um jantar quente.
A maresia doce e morna que salga os corpos.
Quero sentar-me no Bairro.
Rir a bandeiras despregadas.
Supreender-me com segredos tímidos.
Imaginar.
Rir e engasgar-me.
Sorrir ao rio no Miradouro de Santa Catarina.
Tapar o frio com um casaco emprestado.
Uma flor roubada num vaso.
Um brilhosinho nos olhos.
Ouvir as canções da infância.
Cantar as memórias televisivas.
Dançar no Jamaica ao som de boa música.
Corar com Ena pá 2000.
Deixar-me cair de cansaço.
Descalçar os sapatos e sentir o frio da areia.
Ver o sol a nascer com cacau doce.
Sentir cada instante.

Aprenderemos todas

Uma amiga muito querida mandou-me este texto. Porque queria mostrar que se preocupa e gosta de mim.
Ainda que eu não o diga e tantas vezes pareça que não o veja, o meu coração sente-o.
E um dia quando a mágoa passar poderei olhar para ela e não rever outros rostos. Por agora e da minha forma torpa, demonstro aqui aquilo que tantas vezes me dás. MUITO OBRIGADA JANET.




A WOMAN SHOULD HAVE... A set of screwdrivers, A cordless drill, andA black lace bra...
A WOMAN SHOULD HAVE...One friend whoAlways makes herLaugh...And oneWho lets her cry...
A WOMAN SHOULD HAVE... A good piece of furniture Not previously owned by
Anyone else in her family...
A WOMAN SHOULD HAVE Eight matching plates, Wine glasses with stems,And a recipe for a meal that will
Make her guests feel honored.
A WOMAN SHOULD HAVE...
A feeling of control over Her destiny...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
How to fall in love Without losing herself...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
HOW TO QUIT A JOB
BREAK UP WITH A LOVER
AND CONFRONT A FRIEND WITHOUT RUINING THE FRIENDSHIP...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
When to try harder... And
WHEN TO WALK AWAY...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
That she can't changeThe length of her calves, The width of her hips, or
The nature of her parents...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
That her childhoodMay not have been Perfect...
But; It's over...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
What she would and Wouldn't
Do for love or money...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
How to live alone...
Even if She doesn't like it...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
Whom she can trust, Whom she can't,
And why she shouldn't Take it personally...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
Where to go..Be it to her best friend's kitchen table.. Or a charming inn in the woods...
When her soul needs soothing...
EVERY WOMAN SHOULD KNOW...
What she can and can't accomplishIn a day... A month...
And a year...

domingo, abril 01, 2007

Uma amizade pintada á força


Amizade "colorida". Esta expressão que todos conhecemos parece-me não ser totalmente apropriada. O que nos leva a considerar colorido o entregarmo-nos a desvaneios sexuais, só para preencher parte de nós momentaneamente?
Não ter a ternura de acordar quente e rabugenta nos braços daqueles que nos amam e realmente querem. É preciso querer. Muito. O erro tantas vezes expectado de transformar uma potencial amizade, ela sim colorida e divertida e cheia de estórias, num partilhar de um corpo à custa de segredos, verdades meias ditas, mentiras aceites com medo de solidão.
Desenganemo-nos. Nada de novo nos traz uns instantes de ternura conveniente e conivente com uma semana de stress. Porque está ali. Porque não necessita de justificações e confrontos que nos ensinam a crescer com os outros.
Porque sabe bem!
Porque podemos!
Porque queremos (embora tantas vezes seja apenas a desculpa esfarrapada para fugir a um medo atávico de estar só no meio da multidão).
Porque é facil. É barato. Evita perdas de tempo em descobertas casuais. Porque se resulta uma noite pode resultar uma vida. Porque estupidamente achamos que mais vale um pássaro na mão que dois a voar. Porque o que não partilhamos, não nos poderá ferir.
Muitos de nós já tiveram uma amizade "terapêutica-ego-sexual".
Uma amiga confidenciou-me que está caidinha por um brilhante candidato a almofada terapêutica. Adoptou um perfeito estranho por momentos, para ser a sua cama quente de uma noite muito teen, simplesmente porque estava disponível. Acreditou por momentos que a falta de passado, presente e futuro os levaria talvez a essa esperada amizade com cor. Se não contar os seus segredos obscuros, se não vir o seu rosto marcado pelas vissisitudes da vida, se não conhecer o seu mundo, se não rir das suas gargalhadas e não viver a sua normalidade que pinceladas de cor poderá esperar? Perguntei eu, com a inocência rasgada de quem já deu para esse peditório.
Respondeu-me que não pode aspirar a mais. Terá que se contentar com um sms de convocatória, para ocupar uma cama quente de talvez uma dúzia mais de almas que se candidatam à mesma vaga.
Eu prefiro a memória boa de uma noite teenager e inconsequente, sem esperança de amanhã. Deixar a fantasia, deixar a interrogação que fica. O olhar cúmplice de quem se deu por uma noite apenas.
Sorrir da memória do sorriso maroto, dos olhos mornos de quem continua um processo de tentativa e erro. Consciente, contudo, de que daquela primavera não nascerão flores.

Estilo

Uma fotografia que devolva a cor. A magia de um momento que a memória teima em roubar. Sim. A memória esconde os registos sensoriais daqueles momentos de verdade. De uma verdade na qual cremos e perdidamente agarramos para não fugir. Essa verdade dos olhos que nos veem. Que não se escondem por detrás de escuros óculos de vergonha.A beleza de uma sinceridade que se inspira e não se fala.Em que o corpo nos cai pelos chão, sem roupas de marca para enganar a nossa falta de gosto ou noção de fashion. Quando nos despimos somos iguais. Mais gordura, menos gordura, mais casca de laranja, hálito da manhã ou peles secas. A verdade é que de uma forma quase cruel a natureza nos faz sempre despir outras naturezas que pensamos tantas vezes, nos façam ser.
Não sou bonita, nem estilosa. Sou desastrada, distraida e isso aplica-se quer à minha escrita quer ao meu jeito para vestir ou despir.
No outro dia aceitei que me dissessem que não tinha estilo. Permiti, embora deixando que isso me magoasse, porque acredito que todas as opiniões têm as suas razões ainda que não as entenda.
A triste verdade é que sou como sou e nem inumeros banhos de loja tornarão diferente aquilo que sou. Porque o estilo é meu. Vestida, despida, a dormir ou a comer. Serei sempre eu.